Da placa de barro à tela do computador


Ao fazer uma prova escrita na última semana, me dei conta de como a escrita é importante para a comunicação. E também de como os suportes da escrita mudaram.

Milhares de anos antes de Cristo, a escrita já havia se desenvolvido de maneira independente em diversas civilizações como no Oriente Médio, na China, no vale do rio Indo, na América Central e próximo ao mar Mediterrâneo.

É provável que as formas de escrita mais antigas seja a cuneiforme, da Mesopotamia, e os hieróglifos, do Antigo Egito.

Os primeiros suportes utilizados para escrever eram placas de barro e o papiro, produzido a partir de uma planta. E foi destes suportes que pudemos conhecer boa parte de nossa história no planeta Terra.

Hoje, ainda existem muitas formas de escrita. A nossa é a fonética, que busca a aproximação do signo com o som. Também existem as escritas ideográficas, que representam idéias, como a chinesa. E ainda outras que misturam a fonética e a ideográfica, como a japonesa.

De qualquer maneira, temos muito a agradecer a escrita, pois também através dela que podemos nos conhecer hoje como seres humanos, saber de costumes, de histórias e estórias de todo o planeta e de outras galáxias também.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2009 Colóquios à Deriva All rights reserved.
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress Theme by EZwpthemes