Arte Indígena

Hábeis artesãos, os índios produzem diversos tipos de artefatos para atender suas necessidades cotidianas e rituais, que assumem, hoje, o importante papel de gerador de recursos financeiros, beneficiando as Comunidades com uma renda complementar.

Assim surgem fantásticos trançados que tomam a forma de cestos, bolsas e esteiras, moldam a cerâmica que dá origem a panelas e esculturas, entalham a madeira da qual nascem armas, instrumentos musicais, máscaras e esculturas, além das plumárias e adornos de materiais diversos como cocos, sementes, unhas, ossos, conchas que, com habilidade e tecnologia, são transformados em verdadeiras obras de arte. renda complementar. Assim surgem fantásticos trançados que tomam a forma de cestos, bolsas e esteiras, moldam a cerâmica que dá origem a panelas e esculturas, entalham a madeira da qual nascem armas, instrumentos musicais, máscaras e esculturas, além adornos de materiais diversos como cocos, sementes, unhas, ossos, conchas que, com habilidade e tecnologia, são transformados em verdadeiras obras de arte.

A caraterística distintiva da arte indígena é ser mais um modo do que uma coisa, mais forma do que conteúdo, mais expressão do que entidade.

Seus corpos vermelhos, seus belos objetos, desenho geométricos e estilizados, plumárias exuberante; toda a sua forma de expressão é estilizado e com uma preocupação com a estética.

A alteração na arte indígena é imperceptível de geração em geração , preservando, através do tempo, o perfil estilístico tribal; este conservadorismo contribuiu, o fato de que o saber técnico, sendo implícito no nível tribal, só pode reter o acervo das experiências do passado pela repetição fiel de cada item formal.

O Vale do Taquari foi desde tempos imemoriais, berço de varias tribos que por aqui habitaram. Ao estimularmos o artesanato estaremos resgatando e divulgando a cultura indígena, que também faz parte de nossa história.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2009 Colóquios à Deriva All rights reserved.
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress Theme by EZwpthemes