Uma saudade, um mate amargo


Nada melhor do que começar este blog falando da bebida mais típica de nosso estado: o chimarrão.
Diz a lenda que um velho guerreiro guarani pediu a um viajante, enviado pelo deus Tupã, que lhe fossem devolvidas as forças de quando era moço. O enviado lhe entregou um galho de erva-mate (ou Caá, na língua Guarani) e lhe ensinou a fazer uma infusão com as suas folhas. Logo a bebida era consumida por todos da tribo, do mais moço ao mais velho.

Hoje, o chimarrão é o símbolo da hospitalidade rio grandense, todos podem bebê-lo, sem distinção de cor, credo ou classe social. Simbolizando a integração entre os mais diferentes povos e culturas que fazem parte deste estado.
Já as propriedades nutricionais da nossa erva são muitas, entre elas está a função de estimulante - mais potente que o café - atuando sobre nossos nervos e músculos, além de exercer papel de regeneração celular.

O chimarrão é uma ótima pedida para os dias de frio que vem por aí. Para inspirar o nosso leitor, fica um trecho do poema Chimarrão, de Glaucus Saraiva:

Amargo doce que eu sorvo
Num beijo em lábios de prata.
Tens o perfume da mata
Molhada pelo sereno.
E a cuia, seio moreno,
Que passa de mão em mão
Traduz, no meu chimarrão,
Em sua simplicidade,
A velha hospitalidade
Da gente do meu rincão.

Trazes à minha lembrança,
Neste teu sabor selvagem,
A mística beberagem,
Do feiticeiro charrua,
E o perfil da lança nua,
Encravada na coxilha,
Apontando firme a trilha,
Por onde rolou a história,
Empoeirada de glórias,
De tradição farroupilha.

Em teus últimos arrancos,
Ao ronco do teu findar,
Ouço um potro a corcovear,
Na imensidão deste pampa,
E em minha mente se estampa,
Reboando nos confins ,
A voz febril dos clarins,
Repinicando: "Avançar"!
E então eu fico a pensar,
Apertando o lábio, assim,
Que o amargo está no fim,
E a seiva forte que eu sinto,
É o sangue de trinta e cinco,
Que volta verde pra mim.
Para os internautas que gostam de tradicionalismo, fica o lembrete que no próximo final de semana ocorrerá em Santa Maria a 40ª Ciranda Cultural de Prendas. De lá sairá a 1ª Prenda do Rio Grande do Sul 2010/2011.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2009 Colóquios à Deriva All rights reserved.
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress Theme by EZwpthemes